Internet: ferramenta de controle social ou da sociedade de controle?

Na Internet, pode-se afirmar que tudo se vê e que todos se vêem, isto é, todos vêem tudo e todos vêem a todos, todos estão conectados a tudo e a todos, todos têm acesso, com relativa facilidade, aos dados sobre tudo e sobre todos, o que nos leva a concluir que a grande rede pode gerar um efeito duplo, em duas direções contrárias:

O controle social 

Por um lado, serve para as pessoas exercerem ou ampliarem o exercício do controle (aqui entendido como fiscalização, controle público) das instituições, sejam elas governamentais ou empresariais, no sentido de cobrar maior transparência nos seus atos, com a disponibilização na rede de informações específicas a qualquer cidadão, consumidor ou usuário daquele serviço, produto, etc. Nesse caso, a Internet é utilizada positivamente pela sociedade civil como um instrumento para assegurar uma relação mais aberta e transparente com tais instituições (na prestação de contas públicas, por exemplo).

Trazendo essa concepção para o universo do jornalismo – mais precisamente, para a blogosfera –, um bom exemplo concreto é a atuação dos assim-chamados “jornalistas de pijama” e de tantos outros indivíduos que, tornando-se sujeitos do processo de produção jornalística, dedicam-se a fazer um bom trabalho de acompanhamento / fiscalização / investigação constante de várias instituições sociais (inclusive, da própria imprensa), publicando regularmente informações bastante confiáveis e de interesse público, que muitas vezes incluem denúncias de equívocos ou irregularidades cometidas por essas entidades.

Sociedade de Controle

Ao mesmo tempo, a Internet pode ser apropriada exatamente por tais instituições como uma ferramenta para se exercer ou intensificar o exercício do controle (aqui já entendido como “monitoramento”) sobre os indivíduos de modo geral, dentro daquilo que se pode chamar de “sociedade de controle”. O conceito foi explorado por pensadores como Michel Foucault e Gilles Deleuze, que, em sua obra “Post Scriptum sobre as sociedades de controle“, analisou a transição, segundo ele iniciada no pós-guerra, do que seria, até então, uma sociedade disciplinar, para a suposta sociedade de controle. Nesta, as instituições do tipo “portões fechados” que caracterizavam a primeira, erguidas pelo Estado a fim de manter os indivíduos sob um estado de vigília permanente, seriam substituídas por um novo sistema de controle social, agora não mais baseado em espaços fechados e compartimentados de fácil apreensão, e sim diluído numa rede de abrangência global, espalhado entre os diversos nós da rede. De acordo com esse pensamento, a Internet funcionaria exatamente como o mais sofisticado dispositivo de controle social.

3 Respostas to “Internet: ferramenta de controle social ou da sociedade de controle?”

  1. Ricardo Matheus Says:

    A sociedade brasileira cada vez mais cobra de seus representantes porque cada dia que se passa a população aprende como se deve criar um país mais justo e decente. Vota mal, ainda, porque vota pouco, mas já sentimos uma significativa melhora na desacredita eleição brasileira, especialmente parlamentar.
    As consultas públicas onlines do governo federal proporcionam um canal de comunicação entre estado e sociedade, no entanto não há uma significativa melhora no acesso das pessoas a este debate. Muitas vezes os portais não funcionam ou são mal construídos, com difícil acesso e usabilidade bastante rigorosa.
    Apesar disso acredito que o Brasil ainda é um país onde goza-se de grande liberdade e só temos a crescer como sociedade.

    Grande abraço!

  2. Weberson Batista Says:

    Thank you!

  3. vpn gratuit Says:

    Good site! I truly love how it is easy on my eyes and the data are well written. I’m wondering how I might be notified when a new post has been made. I have subscribed to your RSS which must do the trick! Have a great day!

Deixe um comentário